Você tem filhos e bichos de estimação que vivem no mesmo ambiente? O contato com animais pode ser positivo para os pequenos já em seus primeiros anos de vida. Crianças e bichinhos que aprendem a estar juntos desde cedo tendem a conviver muito bem, caso as devidas precauções sejam tomadas no dia-a-dia.

Tendo bichinhos os pequenos aprendem importantes lições sobre afetuosidade, cuidado e responsabilidade. Nessa relação, os pais também tendem a aprender muito sobre como conciliar os diferentes tipos de cuidados envolvidos e a organizar a rotina do lar.

1. Atenção para a saúde do pet

Todos os animais domésticos, principalmente os que convivem com crianças, precisam de acompanhamento profissional em relação à sua saúde. Consultas periódicas com o veterinário evitam doenças nos pets e são o melhor jeito de diagnosticar qualquer problema precocemente. O especialista em saúde animal orientará os donos com relação aos cuidados específicos para aquele bichinho, às vacinas que ele deve tomar e a periodicidade com que vermífugos e outros medicamentos preventivos devem ser administrados.

2. Cuide da higiene do animal

É necessário que os pets tomem banho pelo menos uma vez por semana. A atenção à higiene é fundamental, já que bactérias e outros microrganismos acumulados no pelo e na pele do animal podem causar problemas de saúde nas crianças. Para evitar alergias, controlar ainda mais a incidência de parasitas e evitar acidentes, tose animais com grande incidência de pelos e apare as unhas principalmente dos gatos.