Sarna em Cachorro

A Sarna canina é causada por ácaros, sendo que estes já podem estar presentes nos corpos dos cachorros ou então ser passado através de outros animais. Muitas pessoas tem o pensamento errado de que o cachorro só pegará sarna se sair para rua.

 Tipos de Sarna em Cachorro

Existem três tipos de sarna canina, sendo elas a Sarna Sarcóptica, Sarna Otodécica e a Sarna Demodécica. Vamos falar sobre cada um desses três tipos de sarna e os sintomas de cada um.

 Sarna Sarcóptica

A escabiose ou sarna sarcóptica é causada pelo ácaro chamado sarcoptes scabei, e faz os cachorros terem um grande coceira, que inclusive em alguns casos eles até mordem para acabar com a coceira, ou tentam se lamber. Em alguns casos, os cachorros com essa sarna para inclusive de se alimentarem.

 Sintomas da Sarna

Crostas
Borbulas
Escoriações
Pele avermelhada
Queda de pelos

    Sarna Otodécica

A Sarna Ododécica é causada pelo ácaro otodectes cynotis, e como é causada no ouvido pode facilmente ser confundido com otite. Esse ácaro afeta tanto cachorros quanto gatos. Outro nome que essa sarna recebe é Sarna de Ouvido.

O tratamento para sarna otodécica deve ser rápida, pois em alguns casos pode parar cerúmen (cera) que no futuro pode inclusive causar otite.

 Sarna Demodécica

Coleita Anti Sarna

A Sarna demodécica (ou sarna negra) é causada pelo ácaro dermodex canis. Esse é o tipo de ácaro que os cachorros já tem em seu corpo em pequena quantidade, e por algum motivo ele surgiu, como sistema imunológico com falha ou por que foi desencadeado alguma reação mais forte.

 Sintomas da Sarna

Os sintomas da Sarna Demodécica é um pouco diferente, sendo que o principal sintoma é queda de pelo ao redor do olho, bem perto do olho, como se fosse um desenho, como pode ver na imagem.

Como esse é um tipo de sarna que poderá ocorrer com frequência, o correto é você saber o motivo que desencadeou a sarna para evitar futuramente. Uma excelente maneira de se prevenir isso é através da Coleira Anti Sarna e Carrapato, que custa muito pouco.